Área B na Mercopar de Caxias do Sul

Membros das 4 hélices da Área B marcaram presença em uma das maiores Feiras Industriais da América Latina

Membros da nossa Área Binacional participaram de uma missão técnica organizada pelo Sebrae que reuniu 31 representantes da região para conhecer a 30ª edição da maior feira de inovação e negócios da América Latina,foi realizada nos pavilhões da Festa da Uva, nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2021. A feira reuniu o que há de mais inovador para a indústria.

Cintia Lee, do GT governança e talentos destacou sobre a feira: “A Mercopar representou um importante momento de concentrar o que há de mais inovador nas tecnologias aplicadas aos sistemas e territórios. Abordou tendências ligadas às Industrias como conceitos da Industria 4.0, Blockchain, IoT, AI, Robótica. Passou pela gestão com temas como Qualidade e Competitividade, Geração Distribuída de Energia, Economia Circular, Startups e insigths para os novos Modelos de Negócios. Gerou rodadas de Negócios nacionais e internacionais, e divulgou os trabalhos dos Ecossistemas de Inovação. Por tudo isto, para mim, a feira foi um importante momento de inspiração para todas as pessoas que desejam conhecer e/ou ampliar a visão nos temas ligados a Gestão e Inovação.”

Dentre os representantes da região Fronteira Oeste e Campanha que tiveram a oportunidade de participar das palestras, dialogar com expositores e também, comunicar as ações desenvolvidas na região, estava Christiano Lisboa, Diretor do Grupo BCD e Vice-Presidente do Centro Empresarial de Rosário do Sul e traz reflexões interessantes sobre o que viu no evento: “Apesar de sermos bombardeados a todo o momento com notícias e informações sobre inovação, disrupção, indústria 4.0, internet das coisas e tantos outros aspectos desse novo mundo hi-tech e ultra conectado, ver ao vivo e em detalhes o que centenas de pessoas e empresas (muitas delas jovens e de pequenas cidades) estão fazendo, entusiasma e assusta ao mesmo tempo”, ponderou Lisboa. Que completa, “Dizem que o sábio não é aquele que tem todas as respostas, mas sim quem tem as melhores perguntas. Se for verdade, acho que vim um pouco mais sábio dessa missão, porque perguntas não me faltam”, finalizou o empresário.

A Mercopar teve, em uma área de 20 mil m², um total de 13.952 visitantes presenciais, respeitando o teto de ocupação de 2.500 pessoas simultaneamente, por faixa de horário (máximo de 15.000 para todo o período da Feira), imposto pelo protocolo de segurança sanitária, e mais 6.125 acessos em sua plataforma online. E a Área B teve destaque na feira. A região ainda teve seu momento de protagonismo na feira com as apresentações do Circuito Startup Pampa, realizada pelo servidor da Unipampa, Émerson Rizzatti e da Área B, a cargo do professor da UTEC, Leonel Paes. As apresentações aconteceram em sequência no palco do Like a Boss. Leonel iniciou explicando a metodologia utilizada para a construção da Área Binacional de Inovação, a formalização do ecossistema por meio do Pacto pela Inovação, em julho de 2021. O representante da Área B, ainda destacou as ações desenvolvidas atualmente, como o Desafio Fronteira Inteligente.

 

Émerson trouxe a trilha do Circuito Startup Pampa, salientou as atividades realizadas até agora, como o Conexão Pampa e a jornada do empreendedor. Rizzatti destacou a importância da governança na construção desta iniciativa, que na fase atual está capacitando os empreendedores inscritos a desenvolverem suas ideias com soluções inovadoras. O servidor da Unipampa, que também é coordenador do comitê técnico do Inova RS, na região, falou da importância do programa para aproximar estrategicamente atores e promover ações integradas regionalmente.

Da minha parte, o mais valioso foram as conexões estabelecidas, mais importante do que as inspirações de fora, são as pessoas que podemos contar para realizar aqui dentro do nosso ecossistema as mudanças que tanto queremos. Descobrimos, entre os participantes da missão, grandes talentos, pessoas de valores semelhantes aos nossos e com essa chama inabalável de que podemos transformar nosso território por meio de colaboração e inovação.

Onde quer que a gente ande, somos Área B!

Por Fernanda Araújo, Gestora no Inova RS e membra da Area B.