Desayuno con innovación

Muito se fala em Área B (binacional), mas será que se entende? Fazer parte de um ecossistema de inovação pode parecer muito intangível, as reuniões online só nos permitem uma presença virtual e mesmo dentro dos grupos de trabalho (GT), às vezes, não temos dimensão de todo esforço empreendido no GT vizinho.

Para ir ao encontro do nosso propósito, propiciar um evento presencial para os integrantes da Área B parecia fundamental para encerrar as atividades de 2021. Depois de muitos debates sobre o melhor formato chegamos em um consenso: o «Desayuno con innovación”.

Para nos ajudar a compreender nosso papel individual dentro do ecossistema e coletivo, enquanto Área B, convidamos o Artur Gibbon, pessoa que vive essa realidade e faz parte da transformação do setor de inovação no Rio Grande do Sul ativamente. O palestrante falou da importância em colocar as pessoas como prioridade, que a tecnologia é meramente meio, o que importa é termos uma boa cidade para morar, que tenha infraestrutura, cultura, segurança  e uma comunidade colaborativa. Para o diretor da  OCEANTEC, presidente da REGINP, conselheiro e coordenador regional do Inova RS, “Vocês já são um tubo de ensaio para o mundo, porque são um ecossistema binacional, algo único”, declarou Gibbon em seu encerramento.

As incansáveis, Maíra e Silvana apresentaram um resumos das ações da governança da Área B até agora e os próximos passos. Mais que uma prestação de contas, foi uma celebração a todas as horas de dedicação aos voluntários que tornaram isso possível, nós colocamos o fazer acima do dizer e é por isso que conquistamos tanto em tão pouco tempo. O Rafa Castro apresentou a semana binacional de inovação, que vai coincidir com o aniversário de um ano do nosso pacto pela inovação, em julho de 2022. Há muito trabalho para ser feito e resgatando uma fala do Gibbon: “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”, dizia uma das citações, das tantas ideias inspiradoras que ele nos trouxe.

Eu, Fernanda, apresentei o evento e foi recompensador ver o brilho no olhar dos 52 participantes naquela linda manhã de sexta-feira. A atenção, a linguagem corporal e o entusiasmo crescente até o brinde final, me fizeram mudar de opinião: eu cheguei ao evento achando que era possível transformar a nossa realidade por meio do trabalho da Área B, mas quando o evento terminou eu já não achava, eu tinha certeza. 

Finalizo, dizendo gracias por fazer parte de um ambiente coletivo que valoriza as individualidades e com as palavras que usei no brinde: “a inovação conecta e  a colaboração transforma. Somos Área B”

Fuente: Fernanda Araújo