Na noite de quinta-feira 22 de junho de 2023, o deputado Rafael Castro organizou um encontro público para retomar a discussão sobre a criação de um Polo Tecnológico Internacional em Santana do Livramento. A reunião ocorreu no auditório da Unipampa e contou com a presença do diretor do Campus da Unipampa Livramento: Alexandre Xavier, o convidado Alexandre Navarro, do IFSul: Celso Gonçalves, como representante da UTEC: Maíra Escosteguy, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico: Rafael Damasceno, e a ex-prefeita Mari Machado e o deputado e ex-intendente de Rivera, Marne Osorio, que participou remotamente, bem como outros representantes do Sistema S, como Sebrae e Senac, e integrantes da Área B.
Durante o evento, houve uma apresentação sobre o projeto que está em andamento na cidade de Rivera, muito inspirador, elucidado pela Coordenadora de Gestãn Tecnológica da UTEC, Maíra Escosteguy. Durante os discursos, foram mencionadas experiências bem-sucedidas na aplicação dessa política em outras regiões do país, como o mencionado case Sapiens Parque Tecnológico, em Santa Catarina, como um grande exemplo de desenvolvimento econômico e êxito. Para encerrar, o convidado Alexandre Navarro, demonstrou como outros Polos Tecnológicos Brasil à fora, foram implementados e sua relevância para o desenvolvimento regional do territorio onde se encontram.

Com o auditório repleto de membros da sociedade civil, estudantes e membros do Ecossistema Binacional de Inovação da fronteira, a mesa decidiu organizar uma nova audiência pública, desta vez no Plenário da Câmara Federal, com o objetivo de mobilizar a bancada gaúcha em Brasília para a destinação de recursos e apresentar o projeto ao Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A motivação é incluir o Polo Tecnológico Binacional no orçamento da União para a área de Ciência e Tecnologia.
Materia: Estefani Rocha.