HACKATEEN 2023: Sustentabilidade na ponta da língua da gurizada da AREA B

HACKATEEN 2023: Sustentabilidade na ponta da língua da gurizada da AREA B

[Rivera/Santana do Livramento, 04/10/2023] – No dia 03 de outubro, os voluntários da AREA B promoveram a 2ª Edição do HACKATEEN. O Hacka é uma competição de ideias que convida os estudantes de nível primário e secundário de ambos os países a apresentar, em formato de pitch, seus projetos sustentáveis e inovadores para solucionar problemas da comunidade local.

Os quase 300 participantes foram recebidos com saudações do UTECO, o robô da UTEC, que ainda deu o ar da graça presencialmente para conferir o andamento do evento. Também puderam desfrutar da ilustre presença do músico mirin Aharon González e do comunicador mirin Thiago López, do Escolar TV.

Neste ano, a competição contou com 9 inscrições na categoria Starship (de 10 a 13 anos) e 8 inscrições na categoria Saturn V (14 a 18 anos). Os nomes das categorias estão inspirados em dois foguetes que são grandes ícones da história da ciência. Starship, que nos levará para Marte e Saturn V, que levou os astronautas para a Lua. Também combinam com a premiação entregue: troféus em forma de foguetes, impressos nas Impressoras 3D da UTEC!

Segundo participantes, o evento foi inspirador e gerou muitos aprendizados sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030 e como os estudantes podem aportar a estes grandes objetivos globais a partir de suas comunidades. Os pitchs apresentados convidaram toda a platéia a refletir sobre suas práticas sustentáveis e de inclusão social, deixando a banca de jurados com um baita desafio na mão!

A banca estava formada por representantes de todas as hélices de inovação: Poder Público, Empresas, Instituições de Ensino e Sociedade Civil Organizada, que puderam deixar suas contribuições aos participantes a partir de seus pontos de vida. O juri era extremamente qualificado, formado por: Catiussa Costa (SICREDI), Emilia González de la Barrera (Intendência de Rivera), Gonzalo Farias (Agencia de Desarrollo de Rivera), Emilene Severo (Secretaria de Educação de Livramento), Cristina Rodriguez (Inspectoria Departamental), Keli Pereira (Canela do Mato), Adriana Simões Pires Martins (Laboratório Dr Pio), Miguel Dinis (IFSUL), Marcelo Ubal (UTEC) e Gonzalo Câmara (Rio Azul).

Na categoria Starship, ocuparam o pódio as instituições de ensino Escuela 109 Clemente Estable (1º Lugar), Saint Catherine’s School (2º Lugar) e Escuela Agrária de Minas de Corrales (3º Lugar). O tema ganhador foi um projeto de reutilização de água e os dois outros tratavam da inclusão de pessoas com deficiência e da reciclagem, respectivamente.

Na categoria Saturn V, ocuparam o pódio as instituições de ensino Escuela Técnica de Tranqueras (1º Lugar), a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Livramento (2º Lugar) e Saint Catherine’s School (3º Lugar). Nesta categoria, o tema ganhador foi uma proposta de geração de energia limpa na escola, com energia elétrica gerada através de bicicletas nas escolas. Os dois outros dois são projetos da linha da reciclagem, um com óleo de cozinha descartado pela comunidade para gerar sabão para famílias carentes e outro propondo reutilização de tampas de garrafas, com a seleção realizada com auxílio da robótica.

Patrocinaram e apoiaram esta atividade: UTEC, Intendencia Departamental de Rivera, SICREDI, TIME INOVAÇÃO, Agencia Nacional de Desarrollo, Laboratório Dr. Pio, Mola variedades, Frutería Dois Irmãos, Panadería Lito, Canela do Mato y Escolar TV.

Um agradecimento especial à equipe HACKATEEN 2023: Patrícia Bengochea, Silvana de Sá, Estefani Rocha, Carolina Borges, Carolina Bazzi, Janice Linhares, Cintia Lee e Alexandre Muniz.

Por Silvana de Sá, voluntária AREA B