Time Inovação e Sapienza firmam parceria para promover cultura empreendedora no RS

Inovação com propósito traduz um movimento bastante atual e cada vez mais percebido como necessário por pessoas e organizações engajadas em soluções que extrapolam visões puramente comerciais nos negócios. É essa a ideia que inspira a Time Inovação e a Sapienza em uma jornada para impulsionar o empreendedorismo na região de Sant’ana do Livramento, no Rio Grande do Sul.
À experiência da Time em gestão voltada para processos inovadores somam-se os programas da Sapienza focados no desenvolvimento de competências em inovação e empreendedorismo. Para a diretora executiva e consultora sênior de inovação empresarial Cíntia Lee, a parceria tem o compromisso de sedimentar uma cultura de inovação na região.
“Nós acreditamos desde sempre que uma cultura de inovação vem do conhecimento. A gente pode ter parques tecnológicos, mas, se não tiver as pessoas preparadas, os processos de inovação não vão funcionar. Os programas da Sapienza vão ajudar a sedimentar essa cultura”, explica.


Localizada bem perto da divisa com o Uruguai, a Time inovação se caracteriza como uma empresa binacional que atua no reposicionamento de marcas, no redesenho de produtos e processos, e na redefinição de estruturas operacionais. Desde 2007, auxilia na gestão de organizações, sempre olhando para a inovação e a transformação dos negócios.
A aliança com a Sapienza acrescenta ao mix de soluções da Time os programas de educação empreendedora que impactam instituições educacionais, acadêmicas e corporativas, centros de inovação e empreendedorismo, incubadoras de empresas e coworkings, além de setores da gestão pública.
“Para que possamos cumprir o nosso propósito e multiplicarmos os impactos da inovação e do empreendedorismo, precisamos unir forças e criar movimentos em rede”, salienta Geraldo Campos, CEO da Sapienza.

Como primeira oportunidade para apresentar a parceria na região, Cíntia leva ao Santa Maria Summit o tema “Inovação com propósito: reinventando empresas inspiradoras”, palestra que aborda conceitos compartilhados e que estão na base das ações para a promoção de ambientes que estimulam a realização de ideias transformadoras.
Há três meses, um evento semelhante realizado em Florianópolis, o Startup Summit, abriu as negociações sobre a possibilidade de trabalho conjunto no ecossistema de inovação gaúcho. O compromisso com o conhecimento e a formação uniu os propósitos.
“Quem está pensando em empreender precisa de trilhas de conhecimento mais elaboradas, que ofereçam mais assertividade nestes tempos tão incertos”, pondera Cíntia.
Santa Maria é um município em que a educação, especialmente de nível superior, é reconhecida como referência. O Santa Summit abre espaço para destacar que gestão para a inovação e educação empreendedora são investimentos promissores para a consolidação de uma cultura que valorize boas ideias e pessoas capazes de realiza-las